
Os 365 anos de Santarém estão sendo comemorados com uma série de entregas importantes para a população, algumas delas, resultados diretos do trabalho e da articulação política do deputado federal Henderson Pinto (UNIÃO-PA), que oficializa neste dia 22 junho o lançamento da sua pré-candidatura à Câmara dos Deputados.
Com presença constante no município e atuação voltada para as necessidades da população, o parlamentar destaca que o melhor presente para a cidade é a chegada de obras, equipamentos e investimentos que melhoram a vida das pessoas e impulsionam o desenvolvimento do município.
“Meu compromisso é trabalhar para que os recursos cheguem onde a população mais precisa. Santarém merece comemorar seu aniversário vendo investimentos se transformarem em benefícios concretos para a população”, destaca Henderson Pinto.
Saúde: investimentos históricos para fortalecer o atendimento
Com recursos destinados pelo deputado a Santarém foram adquridas três ambulâncias entregues neste mês, sendo: uma para Vila Socorro, uma para o Curuai e uma para o distrito de Boa Esperança, beneficiando milhares de moradores da zona rural.
Recursos de emendas do deputado garantiram a construção de UBSs em comunidades como Piracãoera, Tapará Grande, Santarém-Mirim, Piraquara e Cabeça D’Onça, além da aquisição de equipamentos para unidades de saúde e a implantação da Policlínica de Santarém com o Núcleo de Acompanhamento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Em dois meses e meio, a Políclina já realizou mais de 6 mil atendimentos entre consultas e exames laboratoriais e de imagem.
Ao longo dos últimos três anos, o mandato de Henderson Pinto destinou mais de R$ 400 milhões em emendas para investimento em Santarém. Boa parte desse recurso foi destinado à saúde pública e contribuiu para melhorar a estrutura de atendimento e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Henderson destinou recursos para manutenção e custeio do Hospital Municipal, aquisição de equipamentos hospitalares modernos, realização de cirurgias eletivas, mutirões de catarata, fortalecimento da atenção básica, construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde, aquisição de ambulâncias e ambulanchas para comunidades da zona rural e ribeirinha.
Somente para o Hospital Municipal, foram destinados recursos para manutenção dos serviços, aquisição de equipamentos, recuperação da estrutura física, fortalecimento dos pisos de saúde e apoio durante situações emergenciais.
Infraestrutura e desenvolvimento para todas as regiões
O trabalho do deputado também tem contribuído para fortalecer a infraestrutura do município, especialmente nas comunidades rurais, garantindo melhores condições de produção, mobilidade e acesso a serviços públicos.
A entrega de máquinas e equipamentos agrícolas tem fortalecido a agricultura familiar e ampliado a capacidade produtiva das comunidades. Além disso, o mandato atua permanentemente junto aos governos federal e estadual na busca de investimentos estruturantes para Santarém.
Na zona urbana foram executados mais de 80km de pavimentação asfáltica, beneficiando mais de 30 bairros entre eles: Mararu, Maicá, Urumari, Liberdade, Mapiri e Conquista. O deputado também garantiu recursos para a urbanização da Orla do Mapiri e Construção da Praça kids.
A articulação política de Henderson Pinto também tem sido fundamental para viabilizar grandes projetos de desenvolvimento para o município, contribuindo para a atração de investimentos, geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população, como o asfaltamento da primeira etapa da estrada de Ponta de Pedras, a construção da ponte que liga o Mapiri ao Maracanã e a construção da Usina da Paz que será entregue à população no sua 23 de junho.
Educação e oportunidades para a juventude
Na educação, o mandato tem investido na ampliação da estrutura de ensino e na modernização dos espaços educacionais. O novo Laboratório de Informática do IFPA é um exemplo desse compromisso, oferecendo melhores condições para a formação técnica e superior dos estudantes de Santarém.
Os investimentos fortalecem a qualificação profissional e ampliam as oportunidades para os jovens da região, preparando mão de obra para os desafios do mercado de trabalho.
Investimentos em andamento
O trabalho não para. Atualmente, diversas ações articuladas pelo deputado Henderson Pinto seguem em execução ou em fase de implementação no município.
Entre os investimentos em andamento estão:
Esses investimentos reforçam o compromisso do parlamentar com resultados concretos e permanentes para a população.
Um mandato presente ao lado de Santarém
Com atuação próxima das comunidades, diálogo constante com lideranças e busca permanente por recursos e parcerias, Henderson Pinto consolida um mandato municipalista, focado em entregar resultados e melhorar a vida das pessoas.
Ao celebrar os 365 anos de Santarém, o deputado reafirma seu compromisso de continuar trabalhando por mais investimentos, obras e oportunidades para a população.
“Tenho orgulho de representar Santarém em Brasília e de poder contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Seguirei trabalhando para garantir mais conquistas, mais investimentos e mais qualidade de vida para todos os santarenos”, concluiu Henderson Pinto.
Mín. 24° Máx. 33°





