
Belém recebe, entre os dias 29 de junho e 4 de julho, a II Semana do Clima da Amazônia, considerada o primeiro grande encontro climático da região após a COP30. A programação inclui mais de 50 eventos autogestionados, realizados de 1º a 4 de julho, em espaços da capital paraense e também de forma online.
Os debates abordarão temas como bioeconomia, justiça climática, saúde, transição energética, direitos humanos e desenvolvimento sustentável, reunindo representantes da sociedade civil, setor público, empresas, pesquisadores, juventudes e povos indígenas.
Entre os destaques estão a série “ABC do Clima e Saúde”, promovida pela Afya Belém; discussões sobre transição energética em territórios indígenas, organizadas pelo UNICEF e Projeto Saúde & Alegria; além de eventos voltados à sociobioeconomia, protagonismo comunitário e fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia.
A programação também inclui debates sobre juventude, saúde mental, moradia, agricultura familiar, infraestrutura sustentável e financiamento climático. Um dos destaques será a Mesa Executiva da Bioeconomia, que discutirá o potencial do açaí amazônico para a saúde, nutrição e novos mercados.
Segundo os organizadores, a Semana do Clima busca ampliar a participação da população amazônica nas discussões globais sobre mudanças climáticas e acompanhar os compromissos firmados durante a COP30, fortalecendo o protagonismo da região na construção de soluções para os desafios ambientais e sociais.
Inscrições
As inscrições para os painéis e eventos autogestionados estão disponíveis no site oficial da Semana do Clima da Amazônia, onde também está disponível a programação completa do evento.
Os eventos autogestionados fazem parte da proposta da Semana do Clima de ampliar a participação social e descentralizar os debates sobre o futuro da Amazônia, promovendo espaços de diálogo conectados às realidades dos territórios amazônicos.
Entre os destaques da programação está a série “ABC do Clima e Saúde”, promovida pela Afya Belém, com encontros nos dias 1º e 2 de julho. As atividades abordarão temas como prevenção de doenças relacionadas ao clima, impactos das escolhas alimentares na saúde planetária e formas de adaptação às mudanças climáticas.
Mín. 24° Máx. 33°





